Em 2009, a secretaría de economía, consedeu á minera canadense, Firt Magestic Silver, com o apoyo da (DGM) Direção general de minal, mais de 6 mil hetareas, do deserto Real de Catorze em São Luis Potosí para explorar os recursos minerais do suelo.
Com este facto, se quebram muitos tratados internacionais, leis nacionais e estatais. Mas o pior e que a exploração cheva á privação do maior centro ceremonial das culturas Wixarica (Huichol) Cora e Od'ome (tepehuana), as quais tem feito há temos imemoriais, a única peregrinação do neolítico que persiste em nosso pais a Wirikuta, o deserto.
É preciso apontar que é um territorio reconosido pela UNISCO com candidato para ser Patriminio Cultural y Natural da Humanidade, e que em 2008, foi protegido pela firma do Acordo Huauxa Manaka, onde Felipe Caderón, comprometeu-se com os gobernadores de Jalisco, Nayarit, Durango, Zacatecas, San Luis Potosí a proteger este sitio ceremonial.
É Felipe calderón quem facilitou a conseção para a minera canadense First Magestic Silver.
Ajuda esta causa, e contacta o Frente em defensa de Wirikuta.
Responsavél Jorge Martínez
Ligas de Interesse
Pacto Huauxa Manaka 2008
http://www.presidencia.gob.mx/2008/04/el-presidente-calderon-en-la-firma-del-pacto-de-huauxa-manaka-para-la-preservacion-y-desarrollo-de-la-cultura-wixarika/
Frente en Defensa de Wirikuta
http://frenteendefensadewirikuta.org
No hay comentarios:
Publicar un comentario